A vacinação contra a Influenza começou no dia 04 de abril, segundo o calendário oficial. Apesar das recentes mudanças feitas pelo Ministério da Saúde, com a exclusão dos menores de 5 anos de idade do grupo prioritário de vacinação, as crianças com comorbidades continuam compondo o público prioritário da campanha e devem ser vacinadas em maio.
A SOBOPE reforça a importância da imunização para crianças em tratamento e informa que não há qualquer contraindicação formal à vacina da Influenza para crianças e adolescentes com câncer.
“Como não é uma vacina de vírus vivo a criança pode e deve ser imunizada. Caso ela esteja com a defesa muito baixa, com linfopenia, ou seja, com a quantidade de linfócitos reduzida, a chance de resposta à vacina pode ser menor. Então, sempre orientamos que a criança em tratamento quimioterápico procure um oncologista para checar como está em relação às defesas e algum outro tipo de comorbidades, se há mais algum fator associado que poderia impedir ou diminuir a eficácia dessa vacina”, ressalta a Dra. Fabianne Carlesse, médica infectologista pediátrica e membro da SOBOPE.
Fique atento ao calendário vacinal da sua cidade e procure uma unidade de saúde.
Vale lembrar que é importante todas as pessoas que convivem com a criança também estarem imunizadas!