Rua Borges Lagoa nº1080, cj 1006 - Vila Clementino, São Paulo - SP. CEP: 04038-002   •   11 5052.8662   •   sobope@sobope.org.br

O que é?

Câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. As neoplasias mais freqüentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Sinais e Sintomas

Os sintomas do câncer infantil dependem do lugar onde ele começa a se desenvolver e do grau da invasão dos órgãos que afeta. Um dos principais sintomas que leva os pais a suspeitarem que a criança está doente é o emagrecimento sem causa aparente, quando a criança se alimenta bem, mas continua emagrecendo.

Tipos de Câncer

O câncer que acomete a criança e o adolescente, até 19 anos de idade, é considerado raro quando comparado aos tumores que afetam os adultos. Em todo o mundo, o tumor pediátrico mais comum é a leucemia, representando de 25% a 35% de todos os tumores infantis. Sabe-se que, em países desenvolvidos, os tumores do sistema nervoso central representam o segundo grupo de diagnóstico mais comum. Os linfomas ocupam o terceiro lugar das neoplasias pediátricas. 

Estima-se que ocorram no Brasil cerca de 10 mil casos novos de câncer em crianças e adolescentes até 18 anos de idade.

Documentos

Sem documentos